Um Povo Bravo, mas sem Independência!

Celebrar a independência de um País vai além de uma data comemorativa. No calendário a lembrança de um fato histórico, na prática, a reiterada memória de um povo que ainda luta por liberdade!

Larissa Araújo

9/8/20251 min read

7 de setembro é uma data que destaca o patriotismo no Brasil, celebramos a emancipação política do nosso País à Portugal em 1822, uma nova história começava a ser escrita, a soberania da nação brasileira começava a ser construída e contada para diferentes povos!

Mas será que de fato nos tornamos independentes ou ainda continuamos morrendo?

Sob o grito de D. Pedro I às margens do rio Ipiranga, rompemos com Portugal mas continuamos subservientes a um poder que nos tornam dependentes de práticas que nos oprimem.

Politicamente independentes, mas socialmente dependentes, o Brasileiro mendiga direitos, e recebe migalhas de um País rico, diverso e produtivo, mas que escraviza seu próprio povo!

Basta acompanhar os noticiários, os escândalos de corrupção, o aumento abusivo de impostos, e os desvios de verbas que não são restituídos aos cofres públicos,

Onde isso tudo nos afeta?

Falta educação e saúde de qualidade, segurança pública, comida na mesa, cultura de verdade, emprego e renda adequados... E assim todos nós vamos sobrevivendo às mazelas que muitas vezes ultrapassam os limites da dignidade humana.

Um povo Bravo, que luta por sua gente, que constrói esse País de riquezas, mas que ainda sofre com a pobreza, porque a crise que assola, não é somente política, mas moral, de valores e princípios que se perderam, um povo que se vende na urna e depois pagam com a própria vida!

Hoje o grito continua sendo pela independência, ou então continuaremos a morrer na fila do SUS, e sobrevivendo, lutaremos por uma educação que nos ensine sobre consciência política, dever e obrigação de cidadão, para que assim, também possa haver segurança aos cofres públicos.

Acorda povo...

Já raiou a liberdade, no horizonte do Brasil!