O PODER DA MÁQUINA PÚBLICA

Uma gestão eficiente, prioriza a qualidade dos serviços desde o básico ao complexo, traçando um plano de governo com ações estratégicas, integrando todas as demandas urgentes com projetos de desenvolvimento.

Larissa Araújo

8/10/20241 min read

Ha muitos desafios na gestão pública, além das problemáticas sociais, frequentemente os recursos financeiros que deveriam ser utilizados em favor do bem comum acabam por servir aos interesses pessoais de muitos políticos que ocupam cargo eletivo. Tão quão importante se faz a capacidade técnica, a conduta ética e moral se torna imprecindivel.

Moralizar o funcionalismo público não é tarefa fácil, existe um "sistema" que orquestra práticas de corrupção, transformando em ruinas qualquer estrutura de projeto de desenvolvimento, e tentar combater nem sempre é um processo que garante êxito.

São milhões movimentando os cofres das prefeituras, o suficiente para garantir a qualidade mínima dos serviços prestados, garantindo a dignidade das pessoas em suas precariedades. Mas, um cenário diferente se faz realidade, obras que não são concluídas no tempo determinado, reformas interrompidas sem previsão de retorno, escolas abandonadas, postos de saúde sem médicos, aluguéis com valores exorbitantes, falta saneamento básico, água, falta creche, falta projetos sociais, de cultura e lazer, e principalmente, falta política pública efetiva que promova o cidadão.

Algumas "articulações políticas" na verdade são negociatas que favorecem determinados grupos com a finalidade de perpetuarem no poder para usufruírem particularmente dos benefícios que deveriam ser projetados para a coletividade, em muitas circunstâncias a politicagem se tornou um negócio, por essas e outras inúmeras razões é que as pessoas precisam estar mais participativas nesse espaço que é de todos, porque tudo o que é do povo precisa ser gerenciado com compromisso, responsabilidade e transparência.