ITABUNA: SALVE JORGE E TODOS OS NOSSOS ARTISTAS!
Itabuna deve resgatar sua rica cultura local e apoiar seus artistas, recuperando espaços e incentivando movimentos culturais para preservar e honrar sua identidade e história.
Larissa Araújo
7/8/20241 min read


Numa cidade que inspira cultura através das suas histórias vividas e contadas pela ótica dos artistas literários, teatrais e musicais, não pode deixar se perder no tempo e no espaço essa memória que compõe a nossa identidade. Assim como Jorge, nascido em berço Grapiúna, tantos outros tão relevantes quanto, escritores de nossa terra, continuam a nos enriquecer com seus contos, versos, poemas e poesias... Mas onde está todo esse protagonismo cultural?
Muitos desses escritores por exemplo, brilhantes em suas narrativas, permanecem infelizmente no anonimato, por falta de incentivos financeiros e até mesmo a ausência da própria fomentação de movimentos culturais através do poder Público municipal, e assim, dos livros aos palcos de teatro e dança, o nosso povo vai se distanciando da arte, uma importante ferramenta para se manter a originalidade de tudo o que já construímos e ainda podemos promover.
De fato, se faz mais do que necessário, um movimento em favor do que é nosso, patrimônio público, resgatar nossa cultura local, recuperar a estrutura física da FICC que encontra-se em ruinas, retornar com as atividades de cidadania que promovem a arte através das pessoas e dos seus talentos, as feiras literárias , gastronômicas, de arte, empreendedorismo... Tudo isso nos pertence, só queremos de volta, aquilo que nos tiraram, sem permissão!
Itabuna, não pode permitir que o abandono e o descaso, ofusque o brilho do grande espetáculo que essa cidade representa nesse contexto, para toda região.
Os nossos artistas e toda sociedade Itabunense merecem mais, respeito por sua história, honrando os frutos dessa terra tão fértil, onde os sonhos são cultivados na esperança de uma realidade mais acolhedora.