ESPORTE E CIDADANIA

Cidadania se faz com dignidade e participação coletiva, e o esporte é uma ferramenta essencial nesse processo.

Larissa Araújo

7/26/20241 min read

A prática de atividades físicas, além de manter a saúde e bem estar das pessoas, ainda exerce um importante papel no aperfeiçoamento de habilidades e competências físicas e sociais através do esporte, principalmente na fase infanto e juvenil, onde os valores e princípios estão em formação, contribuindo na construção moral e ética de cada indivíduo.

Diversas modalidades esportivas consideram valores como o respeito, disciplina, senso de coletividade e resiliência para a formação técnica do indivíduo, profissionalizando e tornando real o sonho de representar o seu País em diversas competições, explanando o sentimento de pertencimento.

Promover o esporte nos espaços educacionais é de suma importância, mas integrar essa prática também em ambientes externos por meio de políticas públicas se faz muito necessário, à exemplo das escolinhas de futebol, que não somente servem de incentivo para as crianças e Jovens ao lazer esportivo, como também ajuda a retirá-los da condição de vulnerabilidade social em relação ao cenário de violência e criminalidade.

Para tanto, é necessário ter instrumentos públicos adequados à realidade de cada localidade, incentivos financeiros que possam permitir as criança e jovens de áreas periféricas à terem condições iguais de desenvolverem o seu potencial competitivo.

Desse modo, se invertimos em ações integradas de educação e esporte, além de melhorar os índices de desenvolvimento social, é possível movimentar também outros setores que irão resultar em benefícios socioeconômicos.

A cidadania exercida através da prática esportiva, promove as pessoas em sua formação humana e profissional, contribuindo com uma sociedade mais Justa e de oportunidades!