CARTA ABERTA PARA AS MÃES SOLO
A falta de apoio paterno para equilibrar todas as responsabilidades, maltrata não somente as mães, mas fere ainda mais os filhos.
DIAS DAS MÃES
LARISSA ARAÚJO
5/11/20252 min read


Um privilégio humano concedido às mulheres, o poder de gerar vidas, filhos que nascem do seu próprio útero ou do seu coração. A maternidade é um portal de resignificação, que nos transforma a cada nova experiência, desde então, já não somos mais as mesmas, com aquelas preocupações que nos tiram o sono e com as pequenas alegrias do dia a dia que fazem nosso coração bater mais forte e acelerado.
Ser mãe é um grande desafio, o maior de todos para uma mulher, e tudo se torna ainda mais difícil quando esse desafio é vivenciado de maneira solitária. O abandono paterno sobrecarrega aquelas que tomam pra si, a responsabilidade exclusiva de educar e preparar os filhos para vida, num caminho cheio de obstáculos, a determinação e a resiliência dessas mulheres fazem a diferença para aqueles que não pediram para vir a esse mundo, mas estando aqui necessitam de cuidados.
Vocês, mulheres que lutam como soldado de guerra, que todos os dias levantam e adormecem na incerteza se estão sendo suficientes e assertivas, vocês que tentam incansavelmente suprir as carências emocionais dos filhos causadas pelos genitores que não se lembram muitas vezes nem ao menos a data do nascimento, vocês que choram escondido, quando eles dormem, ficam a imaginar como será o futuro se você faltar, vocês que corajosamente se humilham na justiça para que o pai se responsabilize e também possa garantir financeiramente o básico e o fundamental aquela criança que foi gerada...
Vocês são merecedoras de todas as homenagens, não somente em um único dia, mas por tempo indeterminado, que mesmo em meio às dores e dificuldades, possam ser honradas e reconhecidas como o amor incondicional que ultrapassa todas as barreiras e limites da compreensão humana.
Que bom seria ter a boa companhia de quem deveria além de ser parceiro, presente e participativo, mas que por uma escolha, se faz distante. A rejeição, o desprezo e o abandono paterno machucam e causam feridas na alma que não se cicatrizam e se transformam em traumas.
Ser mãe é assumir a missão de tornar o mundo um lugar melhor através dos filhos, e mesmo na solitude, saiba, você não está sozinha, a sua própria força lhe acompanha, continue... Você vencerá!