A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS EM FAVOR DAS MULHERES

"A luta das mulheres por direitos e representatividade é contínua e essencial para transformar a sociedade, superar barreiras e garantir um futuro de igualdade e justiça."

Larissa Araújo

7/12/20241 min read

Ao longo do tempo, as conquistas das mulheres para pertencer aos espaços de poder foram marcadas por grandes lutas, à exemplo do direito ao voto. Na verdade, conquistar a liberdade de exercer direitos básicos também fazem parte desse contexto social feminino até os dias de hoje, e equiparar esses direitos igualmente aos homens ainda é um grande desafio, fazendo-se necessário algo que chamamos de representatividade.

Essa representatividade, movimenta e fortalece todas as causas referente as mulheres, e o feminismo assume esse papel, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Atualmente, uma das maiores causas assumidas, está relacionada a todas as formas de violência contra a mulher, o assédio moral e sexual ainda é predominante numa sociedade com fortes características de estrutura patriarcal.

No Brasil, podemos destacar várias figuras femininas, que tiveram a frente de lutas que transformaram a sociedade, como a Princesa Isabel, Maria Quitéria, Chiquinha Gonzaga, Nísia Floresta que foi a primeira feminista conhecida no Brasil, Maria da Penha e tantas outras aguerridas.

Embora todas as lutas, tenham sido travadas sob dores e sofrimentos, as vitórias alcançadas, tem nos permitido viver com mais liberdade, dignidade e justiça. Temos muito a percorrer, e para continuar escrevendo nossa história, precisamos de leis que nos protejam e reparem os danos de uma cultura machista que por muito tempo nos oprimiu, subjugando nossa capacidade de pertencer, não muito diferente na contemporaneidade.

Hoje, as mulheres politizadas, encontram diversas barreiras na tentativa de legitimar o seu direito político.

Eleger mulheres no executivo mas principalmente no legislativo, tem sido o grande desafio da vez, mulheres legislando em favor de outras, na perspectiva de continuar mudando a realidade que infelizmente ainda nos condiciona a vulnerabilidades sociais, emocionais e econômicas.

Não podemos desistir de nós e de um futuro cada vez melhor!