A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POLÍTICA COMO FERRAMENTA DE COMBATE A CORRUPÇÃO.
A moralização política é possível e necessária, desde a construção do pensamento autocrítico até o posicionamento que irá transformar o padrão de comportamento social.
EDUCAÇÃO POLÍTICA
Larissa Araujo
9/26/20241 min read


É uma necessidade real a formação de uma nova consciência política entre os cidadãos, principalmente entre os eleitores ativos e também daqueles que se abstém do voto por não acreditar que seja possível eleger pessoas comprometidas em trabalhar pelo bem comum.
Ainda é muito difícil, porém totalmente possível moralizar a política, o sistema corrupto tem como base de sustentação o desconhecimento e omissão da população, de fato, o poder emana do povo, e empoderar pessoas despreparadas ou que se aproveitam da máquina pública para benefício próprio, é confiar em mãos erradas a esperança de um futuro melhor.
Informar e instruir as pessoas sobre o conceito e a prática de uma política que prioriza e beneficia o coletivo, é um trabalho gradativo e que envolve vários desafios, e a educação política assume nesse contexto o papel de conscientizar as pessoas da importância de entender e participar de todo o processo político e não somente no período eleitoral.
Incentivar o pensamento crítico, através de análises e constatações, permite neutralizar as ações que alienam a população numa condição de dependência de práticas de corrupção que exploram cada vez mais suas mazelas e fortalecem o sistema.
Investir em educação política, é fortalecer a democracia, e isso se faz através de ações e projetos de formação didática, com o conteúdo sendo trabalhado de forma dinâmica e ampla, alcançando o público desde a infância até a vida adulta.
A política vai além das questões partidárias, ela permeia todas as áreas sociais, e não é privilégio dos eleitos ocupar esse espaço de poder, é uma responsabilidade de todos nós pertencer!